SERVIÇOS OFERECIDOS

INSTRUÇÕES PARA DEPÓSITO DE MATERIAL TESTEMUNHO E DE AMOSTRAS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO HERBÁRIO VIES

O depósito de material testemunho botânico e de Licenciamento Ambiental no Herbário VIES é um serviço oferecido gratuitamente. Entretanto para ser realizado deve seguir as recomendações abaixo:

1. Todo o material a ser depositado no VIES deve estar em estado fértil, com flor e/ou fruto. É aconselhável que a amostra tenha o tamanho que preencha ao máximo a área da camisa da exsicata (38 cm x 28 cm) e que sejam coletados cinco ramos férteis, para que tenham duplicatas.

Obs.: O VIES não receberá para depósito partes de materiais (folhas soltas, galhos sem folhas ou flores, partes de raízes, frutos ou sementes soltos).

2. O material botânico a ser depositado deve estar herborizado (prensado e completamente seco), e costurado em camisa de papel cartão branco, tamanho 38,5 cm x 28 cm e gramatura 250 g/m2 ou superior, e envolto por saia de papel Kraft, tamanho 40 cm x 30 cm.

Obs.: No caso de material botânico fresco, consultar a curadoria do herbário para verificar a disponibilidade de secagem nas estufas do herbário e posterior montagem do material. Porém, é de responsabilidade do depositante a prensagem do material.

3. O material botânico a ser depositado deverá estar devidamente acompanhado da Ficha de identificação do depositante (Anexo I) e da Ficha de identificação do espécime (Anexo II). Em nenhuma hipótese será recebido material sem o Anexo I. O Anexo II deverá ser entregue no caso de depósito de até 5 espécimes.

4. Para facilitar o depósito de um número maior de espécimes (mais de 5), a planilha EXCEL, com os dados dos materiais botânicos preenchidos, deve ser entregue junto com o material, em CD, ou um e-mail com a planilha deve ser enviado para herbariovies [at] gmail.com.

5. O número de tombo será enviado ao depositante via e-mail, em até dez dias úteis após a entrega, no caso de material entregue herborizado. Em nenhuma hipótese será fornecido número de tombo a material entregue sem o Anexo II ou sem a planilha EXCEL.

6. As exsicatas incorporadas ao Herbário VIES passam a ser de seu patrimônio.

7. O depositante é o único responsável pela legalidade da aquisição do material.

 

Anexo I.pdf 

Anexo II.pdf 

Planilha Jabot.xls 

 

VISITAS

Agendar por e-mail (herbariovies [at] gmail.com) ou por telefone (4009.7610), com antecedência de uma semana, informando qual o objetivo da visita, número de pessoas, horário, nome da Instituição Científica e/ou curso de Formação, Básico ou Universitário.

 

INTERCÂMBIO CIENTÍFICO

O Herbário mantém intercâmbio com herbários nacionais, por meio de:

  • Doação por identificação - envio de duplicatas de plantas para que seja identificada pelo especialista;
  • Permuta - troca de duplicata de plantas por duplicatas de outras plantas;
  • Empréstimo de plantas para estudos taxonômicos.

 

IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS

Este serviço pode ser oferecido apenas a pessoa física.

Procedimento: enviar e-mail para herbariovies [at] gmail.com solicitando o agendamento com a devida identificação, como: aluno, professor, objetivo da identificação, outras informações pertinentes.

Tempo de atendimento do serviço: o prazo de atendimento depende da quantidade de amostras a serem identificadas.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910