Site do 40º ERBOT no ar!

O 40o ERBOT (Encontro Regional de Botânicos de MG, BA e ES) será realizado de forma virtual em 2020!

O site do evento já está no ar, com todas as informações:

Herbário VIES integra seus dados a mais um banco de dados

Além do INCT-HVFF, Reflora, SIBBr e GBIF, o Herbário VIES, a partir de hoje, também compartilha seu banco de dados no Ocean Biodiversity Information System OBIS (IODE-IOC/UNESCO). As informações das algas marinhas depositadas no herbário agora estão disponíveis para consulta nesse banco de sobre a biodiversidade marinha ao longo da costa brasileira.

Para acessar o OBIS: https://obis.org/dataset/bd657dbe-cc8f-4a89-85a5-c62d185ba4b2

Apresentação de resultados de pesquisa - Flora do Parque Estadual Paulo César Vinha

A pesquisadora vinculada ao Herbário VIES, Júlia Guarnier, apresentará os resultados do seu trabalho realizado no Parque Estadual Paulo César Vinha, no dia 25/06/2020, às 15:00 horas.

Essa apresentação é promovida pelo IEMA, como divulgação dos resultados das pesquisas autorizadas pelo órgão, especialmente aos gestores e funcionários das unidades de conservação.

Rodriguésia publicará 2º volume especial da Flora do Espírito Santo

A revista Rodriguésia tem a satisfação de anunciar a realização de um volume inteiramente dedicado a estudos da flora do estado do Espírito Santo.

O volume especial constará de artigos originais relacionados à flora de famílias e gêneros, florística e ecologia de plantas no estado. Não serão aceitos artigos que contemplem apenas novas ocorrências e/ou sinonimização. São incentivados artigos que contenham descrições de novas espécies. A formatação dos artigos deverá seguir as normas usuais da revista.

Lives do Herbário VIES no Instagram

Em tempos de pandemia e isolamento social, o Herbário VIES vai oferecer algumas lives em seu canal no Instagram. Inicialmente estão marcadas duas lives para os dias 10 e 13 de junho, respectivamente com as biólogas Haissa Caitano e Júlia Guarnier. A live com Haissa tratará do tema "Conservação de Cactos: como de fato podemos contribuir", enquanto que a live com Julia terá a temática "Um olhar botânico sobre o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha".

Ambas podem ser conferidas no Instagram VIES.

Pesquisa "Que tal ajudar na conservação de plantas?"

Pesquisadora Haissa Caitano, egressa da UFES e divulgadora científica do INMA, realiza pesquisa voltada à sensibilização sobre a conservação de plantas com apoio do Herbário VIES. A pesquisa consiste numa enquete em que o participante informa se conhece algumas plantas ornamentais e é informado sobre a questão de conservação da flora nativa. Embora seja mais voltada para o público da região da Grande Vitória, a enquete ajuda a criar consciência ambiental em participantes de todas as partes do Brasil.

I Gincana de Identificação Virtual do VIES

No último final de semana, em comemoração ao Dia da Botânica, promovemos a I Gincana de identificação de plantas pelo herbário virtual.

A gincana foi um sucesso! Com 1.008 envios de atualização de espécimes do VIES, pelo formulário criado para a gincana e pela plataforma do INCT-HVFF.

Parabenizamos a grande vencedora Amanda Cardoso Oliveira e agradecemos a todos que participaram da gincana enviando suas identificações.

Pesquisa contribui para a conservação da flora no Espírito Santo

As espécies de Verbenaceae ocorrentes no Espírito Santo foram estudadas pelo pesquisador Pedro Henrique Cardoso, da UFJF. Confira a reportagem sobre parte dos resultados encontrados:

40º ERBOT

O 40º ERBOT - Encontro Regional  de Botânicos - Regional MG, BA, ES será sediado em Vitória- ES.

Local: Teatro Universitário, campus de Goiabeiras, UFES

A data do evento foi adiada em decorrência da COVID-19 e a nova data será divulgada em breve.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.